Tudo sobre a gerencia de processos – Sistemas Operacionais

O termo processo pode ser traduzido como alguma coisa que já está iniciada, como um processo de transferência de arquivos, um processo de leitura de dados e assim por diante. Porém processo é muito mais que isso, ele é composto por três elementos chave, contexto hardware, software e endereçamento de memória.

sistemaAntes de aprender sobre a gerencia de processos, recomendamos que você leia sobre o  que é a concorrência nos sistemas operacionais.(LINK AQUI)

Contexto de hardware: Nesse contexto, seu uso é fundamental nos sistemas de tempo compartilhado ou time-sharing, onde os processos ficam se revezando para utilizar o processador. Esses processos podem ser interrompidos e mesmo assim não serão danificados.

Contexto de Software: O conceito de Software é composto por 3 grupos: identificação, quotas e privilégios.

:: ::

Identificação: Nesse grupo o processo ainda pode ser dividido em duas categorias, a PID (Process Identification), onde cada processo recebe sua identificação exclusiva, e a UID (User identification), onde além da identificação do processo o usuário também é identificado.

Quotas: Nesse grupo são definidos o tamanho do espaço que tal processo pode utilizar.

Privilégios: Nesse grupo são definidos tudo o que um processo pode ou não fazer dentro do sistema e perante a outros processos.

Endereçamento de memória: Trata-se de um espaço na memória reservado a cada processo, juntamente com o espaço utilizado por seus dados criados. Todos os processos possuem o seu endereçamento de memória particular e que devem ser protegidos dos demais processos.

Os processos variam o seu estado de execução entre execução, pronto e espera. No estado de execução, o processo está sendo utilizado pela CPU, no estado de pronto, o processo está pronto para ser utilizado, mas aguarda um “ok” da CPU, no estado de espera, o processo aguarda alguma execução externa a CPU ou outro recurso ser executado.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *