Fazer a inscrição para o ENEM 2015 no site do INEP

A organização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) divulgou o prazo de inscrições para as provas de 2015, que vai do dia 25 de maio até o próximo dia 05 de junho, mas quem não optar pela isenção pode se inscrever até o dia 10 de junho. A organização sugere que os interessados não deixem para o último dia para se inscrever, pois o risco de congestionamento no site é bem maior.

O que fazer com a nota da prova?

A nota do exame poderá ser usada pelo inscrito em programas como o ProUni, Sisu, Sisutec e Fies. O Prouni é um serviço que oferece a oportunidade de conquistar uma bolsa em uma universidade privada. O SISU pode ser utilizado para conquistar uma vaga em faculdades federais (públicas). Quem deseja conquistar uma vaga gratuita em cursos técnicos deve se inscrever no Sisutec. Por fim, o FIES é responsável por financiar os estudos em universidades particulares e também oferece bolsas em faculdades do exterior.

:: ::

Como se inscrever para o ENEM 2015?

As inscrições só poderão ser realizadas através da internet, no site do INEP: http://enem.inep.gov.br/. Na hora da inscrição o candidato deverá marcar se deseja usar a nota da prova para eliminar o ensino médio, se deseja eliminar a taxa de inscrição, colocar seus dados pessoais, qual a matéria estrangeira que deseja responder e mais. A taxa de inscrição do ENEM sofreu uma alteração de valores, coisa que não acontecia a mais de 10 anos, agora o inscrito apenas terá a confirmação de sua matricula após pagar a taxa de R$65,00, até o ano passado essa taxa era fixa de R$35,00.

Cortando gastos

O Governo Federal anunciou uma estratégia para diminuir os gastos no Enem. De acordo com os responsáveis, cerca de 30% das provas impressas não são utilizadas por inscritos que acabam faltando no dia do exame. Para evitar isso, o governo não irá mais ceder isenção da taxa de inscrição para quem ser isento em 2015 e faltar no dia do exame, ou seja, se ganhar a isenção em 2015 e não aparecer no dia dos testes, em 2016 estará obrigado a pagar a taxa de inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *