Como fazer e o que é uma redação dissertativa

Tão importante para vestibulares quanto para concursos, elaborar uma redação dissertativa corretamente pode garantir a entrada em uma faculdade ou em um cargo público, dependendo da situação do motivo da prova.

Quem já se informou nas faculdades ou tentou passar em algum vestibular sabe bem que as redações dissertativas são levadas em consideração. Por isso, preparamos algumas regrinhas básicas que toda redação dissertativa deve ter, seguindo cada uma delas você conseguirá melhores notas e quem sabe até a aprovação no vestibular ou concurso.

Na hora de escrever a redação dissertativa

Esse tipo de redação tem quatro componentes básicos que devem ser seguindo em ordem,. Confira cada um deles:

Não se esqueça do titulo: Para alguns pode ser uma coisa obvia, mas acreditem, muitas pessoas esquecem completamente de adicionarem um título e acabam tento sua redação deixada de lado.

:: ::

Introdução ou inicio: Um parágrafo é o suficiente para dar ênfase ao assunto que será composto na redação. É importante que essa parte do texto contenha informações importantes sobre o texto e que façam o leitor seguir com a sua leitura. Uma boa introdução geralmente possui em média dois assuntos.

Desenvolvimento: A parte mais fácil da redação. Optem sempre por escrever um assunto em cada parágrafo. Desse modo ficará mais fácil para entender o texto.

Conclusão: Muitas pessoas têm dificuldades na hora de terminar o seu texto. A dica aqui é dar soluções aos problemas anteriormente destacados por você mesmo no texto. Nunca deixe o texto terminar sem sentido.

Ajuda extra: Antes do dia do vestibular ou concurso é interessante ter alguns modelos prontos de provas desse tipo para ter uma base de como escrever a sua.

No dia da prova opte sempre por palavras fáceis, além de serem mais fáceis de entender você não correrá o risco de escrever uma palavra errada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *