Classificações dos tipos de sistemas operacionais

Atualmente existem quatro classificações para o tempo de resposta e entrada de dados dos sistemas operacionais, são eles: sistema do tipo batch (lote), do tipo interativo, do tipo em tempo real e do tipo hibrido.

Nessa postagem falaremos objetivamente o que é cada tipo de sistema, para um melhor detalhamento de cada tipo de sistema falaremos em outra oportunidade.

sistemaSistema de processamento do tipo batch ou lote: Esse tipo de processamento não necessita da interação do usuário, isso porque a entrada de dados é feito através de algum tipo de dispositivo, geralmente arquivos gravados em discos, compilações, backups e assim por diante.

:: ::

Sistema interativo: Diferentemente do que acontece com o sistema do tipo batch, o sistema interativo permite que o usuário interaja com o sistema utilizando dispositivos de entrada, como mouse, teclado, terminas e etc. Esse sistema também é conhecido como sistema de tempo compartilhado.

Sistema em tempo real: Como o próprio nome já diz, é um sistema que informa os dados 100% em tempo real. Esse sistema é bastante utilizado em radares de velocidade, tráfego aéreo e outros dispositivos que precisam informar os dados no mesmo momento que são recebidos.

Sistema hibrido: Esse sistema é basicamente uma mistura do sistema do tipo batch, aquele que não necessita de entrada de dados de um usuário, com o sistema interativo, aquele que aceitam entradas de um usuário. Alguns destaques do sistema hibrido:

  • No seu tempo livre ele executa programas que não precisam da interferências de um operador;

  • No seu tempo livre ele executa programas que não precisam da interferências de um operador.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *