Classificação dos sistemas operacionais – Execução de tarefas

Os sistemas operacionais são classificados de acordo com o seu executor de tarefas, atualmente são conhecidos os sistemas monotarefas, multitarefas e multiprocessadores.

sistemaPara assimilar melhor o conhecimento sobre classificação por execução de tarefas, sugerimos que você leia também sobre a classificação dos sistemas operacionais, que são divididos em sistema em lote, interativos, tempo real e híbridos.

TIPOS DE SISTEMAS DIVIDIDOS POR EXECUÇÃO DE TAREFAS

Monotarefa: É um sistema que roda apenas uma aplicação por vez. Desse modo, sempre que o usuário precisar abrir um novo programa, será necessário salvar e fechar o atual. Um bom exemplo de um sistema monotarefa é o MS-DOS, nos seus primórdios o sistema utilizava essa tecnologia.

:: ::

Multitarefa: Como o próprio nome já diz é um sistema que suporta múltiplas tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, compartilhando o uso do processador. Atualmente todos os sistemas operacionais utilizam essa tecnologia.

Multiprocessadores: É um sistema multiprocessado é composto por dois processadores ou mais, podendo ser fracamente acoplado ou fortemente acoplado. Quando considerado fracamente acoplado, esse sistema possui mais de uma CPU e cada CPU possui a sua memória e são controladas por SO independentes. Quando chamadas de sistemas fortemente acoplados, são sistemas que compartilham a mesma memória e são controlados por apenas um sistema operacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *