Abastecer com diesel. Vantagem ou desvantagem?

Após o lançamento do Jeep Renegade, o primeiro SUV produzido em solo brasileiro, com um valor próximo aos R$100 mil, novamente é aberta a discussão do uso ou não de diesel em todos os carros nacionais. Atualmente o diesel é voltado exclusivamente para ônibus, caminhões, esportivos 4×4, dentre outros veículos.

dieselA dependência do diesel no Brasil

Com promessas e promessas da Petrobras sobre o fornecimento de diesel brasileiro, mas nada que saia do papel, o Brasil é obrigado é importar o produto de outros países, tornando-o mais caro aos proprietários de caminhões, ônibus e outros veículos considerados pesados. Destacando que atualmente não existe outro combustível destinado a essas maquinas, diferente do que acontece com os carros leves, que tem o etanol.

Pensando no meio ambiente, o biodiesel corresponde apenas 7% da produção total e seu produto principal é a soja, um produto que também é consumido pelo homem. Desse modo, a produção é extremante cara por aqui.

:: ::

Veja mais noticias sobre o setor automotivo, visitando a categoria “Carros”.

O Diesel no bolso dos motoristas

Um motor que funciona a diesel tem 20% mais potência que um motor que roda a gasolina. No entanto, um motor a diesel pode consumir até 50% mais que um a gasolina, ou seja, no final a economia na bomba evapora na metade do tempo.

As novas tendências

Apresentados nos maiores salões da Europa, nas últimas oportunidades, praticamente todos os modelos exibidos utilizam motores a base de gasolina ou etanol e que tendem a gastar bem menos que os modelos a diesel.

Conclusões finais

O brasil ainda anda meio parado na fiscalização de veículos pesados mais antigos que emitem uma maior poluição, mas se vier a seguir os mesmos critérios dos maiores países europeus em pouco tempo a maioria dessas maquinas deverão sair de circulação.

Quanto ao preço do diesel no Brasil, após a queda da Petrobras o combustível subiu bastante nos postos de combustíveis, mesmo vindo do exterior. Com isso, fica difícil manter um veículo pequeno (Uma S10, por exemplo) movido a diesel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *